Utilização do lodo da estação de tratamento de água na produção de mudas de eucalipto
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n32015617Abstract
Este trabalho teve como objetivo testar a viabilidade de utilização do lodo que se forma na parede dos decantadores e floculadores da ETA na composição do substrato para produção de mudas do híbrido de E. urophylla X E. grandis (E. “urograndis”). O método de propagação utilizado foi a miniestaquia em tubetes de quatro estrias de 50 cm³. O experimento foi montado em casa de vegetação do viveiro de produção de mudas da CENIBRA no período de março a maio de 2009, em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com 11 tratamentos e 4 repetições de 11 plantas. Avaliaram-se a porcentagem de sobrevivência, a altura da parte aérea, o diâmetro do coleto, a matéria seca da parte aérea, a matéria seca da raiz e o comprimento de raiz. O lodo de ETA se mostrou viável como composto de substrato para produção de mudas de E. “urograndis” até a proporção de 50%.Downloads
Published
2014-10-30
How to Cite
Rocha, D. N., de Souza, A. E., Queiroz, L. M. de, & Pontes, C. A. (2014). Utilização do lodo da estação de tratamento de água na produção de mudas de eucalipto. Revista Agrogeoambiental, 7(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n32015617
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.