Avaliação da produtividade de milho e controle de doenças foliares
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n32015700Abstract
Atualmente existem dezenas de doenças foliares que têm causado perdas significativas na cultura do milho. Entre elas, destacam-se a cercosporiose e a mancha branca. O presente trabalho teve, pois, como objetivo avaliar o efeito da aplicação de um fungicida, que possui como princípio ativo o mancozebe, na produtividade de híbridos de milho, e verificar a sua eficiência no controle das doenças foliares cercosporiose e mancha branca. O experimento foi conduzido no ano agrícola de 2011/2012, na fazenda experimental do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes. Para a realização do trabalho foram utilizados híbridos selecionados de acordo com os níveis de resistência às doenças. O delineamento foi feito em blocos casualizados, com três repetições em esquema fatorial, no qual foram avaliados 8 (híbridos) x 3 aplicações do fungicida. Foram realizadas sete avaliações visuais da severidade das doenças a partir dos 90 dias após a emergência, por meio de escala de notas variando de 1 (altamente resistente) a 9 (altamente suscetível). Os grãos foram colhidos para a obtenção da produtividade dos híbridos, e a umidade foi ajustada para 13%. A aplicação do fungicida foi eficiente no controle das doenças mancha branca e cercosporiose, no entanto, não aumentou a produtividade de grãos dos híbridos utilizados neste experimento. A aplicação do fungicida no estádio V6 e no pré-pendoamento das plantas de milho foi mais eficiente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.