Comparacão dos azimutes de partida e chegada sobre o elipsóide de revolução e no modelo esférico
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n2200972Abstract
Neste estudo procurou-se obter uma rotina para o cálculo de azimutes de partida e chegada entre dois pontos (uma rota) da superfície terrestre a partir de suas coordenadas geográficas utilizando-se como modelo matemático da Terra, o elipsóide de revolução e ao mesmo tempo, comparar os valores obtidos para os azimutes entre os mesmos pontos calculados sobre o modelo esférico. O conhecimento da direção entre dois pontos situados na superfície terrestre interessa a vários profissionais, especialmente aos engenheiros agrimensores e cartógrafos. A Terra não é perfeitamente esférica, sendo a sua forma real segundo Carl Friedrich Gauss, uma figura conhecida como “geóide”, obtida pelo prolongamento do nível médio do mar, homogêneo e supostamente em repouso, através dos continentes. Sendo o geóide uma figura de difícil tratamento matemático, outros sólidos geométricos são utilizados para representação da Terra, notadamente o elipsóide de revolução que melhor ajusta-se a forma da Terra. Para esta análise foram selecionadas algumas cidades distribuídas sobre o globo terrestre de maneira a formar rotas em várias direções e magnitudes possibilitando a análise de resultados em várias situações, para se ter uma maior e melhor abrangência experimental. Os cálculos de azimutes entre dois pontos sobre o elipsóide de revolução envolvem o conhecimento da geometria analítica com vetores e planos. Já os cálculos de azimutes na superfície esférica utilizam-se das fórmulas da trigonometria esférica clássica. Os resultados obtidos para o cálculo dos azimutes utilizando-se os dois modelos são apresentados em valores absolutos e relativos.Downloads
Published
2009-08-01
How to Cite
Penha, J. W. da. (2009). Comparacão dos azimutes de partida e chegada sobre o elipsóide de revolução e no modelo esférico. Revista Agrogeoambiental, 1(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v1n2200972
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.