Avaliação da fertilidade do solo por Agricultura de Precisão e Convencional
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n12016756Keywords:
variabilidade espacial, geoestatística, amostragem de soloAbstract
O estudo de caso foi feito com o objetivo de comparar as metodologias de amostragem de solo por agricultura de precisão (AP) e agricultura convencional (AC) para avaliação da fertilidade de solos. Amostras de solo foram obtidas por AC e AP em dez áreas cultivadas com milho e soja, de forma rotacionada, em uma propriedade localizada em Inhaúma, região central do estado de Minas Gerais. As amostras foram analisadas e interpretadas com recomendação de corretivos e fertilizantes para cada uma das glebas. Comparando-se os dados médios de fertilidade entre os dois métodos de amostragem, observaram-se poucas diferenças para a maioria dos nutrientes, com exceção do P. Os resultados evidenciaram que os solos apresentam alta fertilidade, independentemente do método de análise. Os mapas de fertilidade mostraram que há diferenças de fertilidade nas glebas, com necessidade de corretivos em alguns pontos. Embora seja difundido na prática que em solos de alta fertilidade não existam benefícios em se adotar a AP, por causa do custo de amostragem, o mapeamento da fertilidade pela AP permite mais segurança na interpretação e recomendação de corretivos e fertilizantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.