Caracterização de águas residuárias de suinocultura provenientes de dois sistemas de tratamento
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016864Keywords:
Infravermelho, Esterqueira, Biodigestor, Efluentes.Abstract
As águas residuárias de suinocultura apresentam características físico-químicas que variam de acordo com o sistema de higienização das baias, estádio de desenvolvimento dos animais, alimentação, condições climáticas, genética, entre outros fatores. No Brasil, o tratamento dessas águas residuárias, com elevada carga poluente, ocorre, geralmente, em esterqueiras e biodigestores. Na maioria das propriedades rurais, o destino final dos efluentes tratados é o solo. Pratica-se, portanto, o reúso de água na agricultura, que pode interferir na dinâmica de diversos poluentes no solo, como é o caso dos pesticidas. As águas residuárias apresentam-se na forma total e dissolvida, sendo esta a fração mais investigada atualmente na dinâmica desses poluentes. Neste sentido, objetivou-se utilizar a técnica de espectroscopia na região do infravermelho médio com transformada de Fourier na caracterização da matéria orgânica total e dissolvida proveniente de águas residuárias de suinocultura tratadas em biodigestor e esterqueira. Nos resultados, não foi possível observar diferenças na composição das águas residuárias pela espectroscopia infravermelha com transformada de Fourier. Entretanto, pode-se identificar a presença de materiais ainda pouco degradados e a ocorrência de grupos funcionais nitrogenados, que apontam para a liberação do nitrogênio no solo quando degradados, evidenciando o potencial de reúso dessas águas residuárias na agricultura como forma de fertirrigação.
Palavras-chave: Infravermelho. Esterqueira. Biodigestor. Efluentes.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.