Sobrevivência e desenvolvimento de lagartas de Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens alimentadas com folhas de algodoeiro geneticamente modificado
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016865Keywords:
Mortalidade. Toxidez. Proteínas.Abstract
A cultura do algodão (Gossypium hirsutum L.) é hospedeira de um complexo de pragas que pode ocasionar danos às raízes, caule, folhas, botões florais, flores, maçãs, sementes e fibras. Este trabalho objetivou avaliar por meio da alimentação com folhas de algodoeiro geneticamente modificadas resistentes a lepidópteros, à sobrevivência e desenvolvimento de lagartas de Spodoptera frugiperda e Chrysodeixis includens. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Entomologia Aplicada da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, no período de 05 de janeiro (preparo dos vasos) a 23 de junho de 2012 (algodoeiros em fim de ciclo, com 154 dias após a emergência). As plantas foram cultivadas em casa de vegetação, enquanto os biotestes de sobrevivência e desenvolvimento de lagartas foram conduzidos em laboratório. Os estudos foram constituídos de: A – oferta de folhas de algodoeiro Coker TwinLink® e Cooker não modificada a lagartas de S. frugiperda; B – oferta de folhas de algodoeiro Coker TwinLink® e Cooker não modificada a lagartas de C. includens; C – oferta de folhas de algodoeiro PHY 440 WS Widestrike®, FM 975 WS Widestrike® e FM 933 não modificado a lagartas de S. frugiperda; D – oferta de folhas de algodoeiro PHY 440 WS Widestrike®, FM 975 WS Widestrike® e FM 933 não modificado a lagartas de C. includens. Compilando as informações do presente estudo, observamos que o algodoeiro Coker TwinLink® permitiu menores valores percentuais de sobrevivência de lagartas neonatas de C. includens se comparada à S. frugiperda. As linhagens de algodoeiros resistentes a lepidópteros interferem de forma negativa na sobrevivência e desenvolvimento de lagartas de S. frugiperda e C. includens, quando comparadas às linhagens não modificadas. Dependendo da linhagem, do evento geneticamente modificado e da praga, é necessário controle complementar.
Palavras-chave: Programa de melhoramento. Resistência de plantas. Proteínas.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.