Automação e manejo da irrigação com diferentes frequências na cultura da melancia

Autores

  • Mario de Oliveira Rebouças Neto Instituto Federal do Piauí
  • Adunias dos Santos Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Clemilson Costa Santos Universidade Federal do Ceará
  • Tadeu Macryne Lima Cruz Instituto Federal da Paraíba
  • Odilio Coimbra Neto Universidade Federal do Ceará
  • José Lúcio Nascimento Nunes Filho Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016873

Palavras-chave:

Automação. Comunicação sem fio. Citrillus lanatus. Frequência de irrigação.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver componentes de uma Rede de Sensores sem Fio (RSSF) que permitisse a automação de um sistema de irrigação e utilizá-la para avaliar o efeito da frequência da irrigação no desenvolvimento da cultura da melancia. A RSSF utilizada é formada por módulos sensores capazes de comunicar-se entre si por rádio frequência, possuindo um ponto de comunicação final (estação base). Os tratamentos consistiram de diferentes manejos da irrigação da melancia, variedade Crimson Sweet: 1 – frequência de 5 irrigações; 2 – 4 irrigações; 3 – 3 irrigações e 4 – 2 irrigações, em horários pré-definidos. O experimento foi conduzindo no delineamento inteiramente casualizado. Foram avaliados os seguintes parâmetros: diâmetro médio do fruto; comprimento médio do fruto, massa média dos frutos e produtividade por hectare. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5 e 1%. A cultura apresentou diferença significativa para as variáveis analisadas. A RSSF mostrou-se um sistema dinâmico e preciso. Os módulos de acionamento de bomba e válvulas foram eficientes nos comandos ligar e desligar, possibilitando a automação dos sistemas de irrigação. Quanto ao fracionamento das irrigações, o tratamento 2 mostrou-se o mais adequado, principalmente no quesito produtividade.

Biografia do Autor

Mario de Oliveira Rebouças Neto, Instituto Federal do Piauí

Engenheiro Agronomo-UFC

Mestre em Engenharia Agrícola-UFC

Doutor em Engenharia Agrícola-UFC

Professor efetivo do IFPI-Campus Corrente

Coordenador do curso de Agricultura, IFPI-Campus Corrente

Adunias dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola e de Biosistemas - University of California - Davis (2000). Atualmente é professor associado i da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Manejo de Irrigação e Otimização.

Clemilson Costa Santos, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto I do Curso de Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará. Possui doutorado em Engenharia Agrícola (2013), mestrado em Engenharia Elétrica (2008) e graduação em Física (2004), pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas embarcados, automação e controle, rede de sensores sem fio, redes de petri coloridas e automação agrícola.

Tadeu Macryne Lima Cruz, Instituto Federal da Paraíba

Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do ceará (2015). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2009) e possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação e Drenagam, atuando principalmente nos seguintes temas: sensor, umidade do solo, condutividade hidráulica do solo, física do solo, fluxo de água no solo, irrigação de precisão, hidráulica, automação e comunicação sem fio.

Odilio Coimbra Neto, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2009) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é estudante do programa de pós graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará para a obtenção do título de doutor. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: automação, irrigação de precisão, sensor capacitivo, bulbo úmido e irrigação.

José Lúcio Nascimento Nunes Filho, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é técnico em agropecuária do Instituto Federal do Ceará. , atuando principalmente nos seguintes temas: adubação, irrigação, sensor capacitivo, bulbo úmido, tensiômetro, capacitância, manejo de irrigação, pressão e caatinga.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Rebouças Neto, M. de O., Teixeira, A. dos S., Santos, C. C., Lima Cruz, T. M., Neto, O. C., & Nunes Filho, J. L. N. (2016). Automação e manejo da irrigação com diferentes frequências na cultura da melancia. Revista Agrogeoambiental, 8(4). https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016873

Edição

Seção

Artigo Científico