Aplicabilidade da distribuição GEV ao estudo da precipitação máxima diária anual na região sul de Minas Gerais

Autores/as

  • Alisson Souza de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Carlos Rogério de Mello UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Camila Silva Franco UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Rosangela Francisca de Paula Vitor Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Antônio Marciano da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n12014523

Resumen

A precipitação é um dos elementos climáticos de grande influência nas atividades humanas, sendo o estudo de eventos extremos de grande importância no dimensionamento de obras hidráulicas. A distribuição de probabilidades Generalized Extreme Value (GEV) tem sido aplicada à hidrologia para estimativa de eventos de precipitação máxima diária anual, associados a frequências extremas (elevados tempos de retorno). Neste estudo, objetivou-se analisar a distribuição GEV, ajustada pelos métodos dos Momentos (MM), Máxima Verossimilhança (MMV) e Momentos-L (ML), a séries históricas de precipitação máxima diária anual de oito estações pluviométricas na região Sul do estado de Minas Gerais. Os resultados mostraram que o método ML proporcionou melhor ajuste da distribuição GEV, sendo o único que proporcionou adequação estatística das oito séries históricas, segundo teste de Filliben. As precipitações máximas diárias anuais para as estações de Poços de Caldas e Silvanópolis, que apresentaram as situações mais críticas, variaram entre 167 mm e 297 mm, entre os tempos de retorno de cinquenta e quinhentos anos, demonstrando a potencialidade de tragédias relacionadas a eventos extremos de precipitação nestas áreas. Já as menores precipitações ocorreram nas estações de Camanducaia e Monte Sião, variando entre 103 mm e 174 mm, para o mesmo intervalo de tempos de retorno. De maneira geral, a distribuição GEV ajustada pelos métodos MV e, principalmente, ML, apresentam-se como alternativa para estimativa da precipitação máxima diária anual para diferentes tempos de retorno.

Biografía del autor/a

Alisson Souza de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2006), mestrado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícola (PPRHSA) - Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é aluno de Doutorado do curso de Pós-Graduação em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas - Universidade Federal de Lavras - Departamento de Engenharia. Atua no Monitoramento Hidrológico de Bacias Hidrográficas com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, realizando monitoramento em áreas de recarga de nascentes; dados climatológicos e hidrométricos. Experiência anteriores na área Fitopatológica, com estudos nos seguintes temas: Controle Biológico de Fitonematóides com a utilização de Bactéria Endofítica, Rizobactérias e Filtrados Bacterianos.

Publicado

2014-03-12

Cómo citar

Oliveira, A. S. de, de Mello, C. R., Franco, C. S., Vitor Marques, R. F. de P., & da Silva, A. M. (2014). Aplicabilidade da distribuição GEV ao estudo da precipitação máxima diária anual na região sul de Minas Gerais. Revista Agrogeoambiental, 6(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n12014523

Número

Sección

Artigo Científico