Índices de crescimento de Brachiaria brizantha cv. Marandu adubadas com fontes e doses de silício

Autores

  • Kathery Brennecke Universidade Camilo Castelo Branco
  • Isac Silveira Baptista Jr Unianhanguera e Unicastelo
  • Thiago Rossi Simões Unicastelo
  • Thiago Albuquerque Tassim Unicastelo
  • Gabriela Strozzi Universidade de São Paulo (FZEA/USP)

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013535

Resumo

Oobjetivo do experimento foi avaliar características morfométricas de Brachiaria brizantha cv. Maranduadubadas com fontes de silício orgânico e inorgânico e doses representativas à 0, 100, 150, 200 e 250 kg.ha-1.O delineamento utilizado foi de parcelas sub-divididas em um fatorial de 2 x 5x 5 (fontes de silício x doses de silício x repetições). Foram avaliados comprimentofinal de folhas e colmo, taxa de alongamento foliar e de colmo e intervalo de aparecimento foliar. Ocomprimento final das folhas foi significativo em função das fontes de silícioutilizadas, porém observam-se diferenças (p<0,01) a partir da quarta folha.Na taxa de alongamento foliar, assim como no intervalo de aparecimento foliar,e taxa de aparecimento foliar não apresentaram diferenças estatísticassignificativas quando estudado as fontes de silício nem quando estudado asdoses, o mesmo ocorrendo para o alongamento de colmo e o tamanho final decolmo. Conclui-se que tanto as fontes como as doses de silício não diferiramentre si e não influenciaram as medidas morfofisiológicas do capim-Marandu.

Biografia do Autor

Kathery Brennecke, Universidade Camilo Castelo Branco

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade Manoel carlos Gonçalves (1996), mestrado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo - Fac. Zoot. Eng. Alimentos (2003) curso Qualidade e Produtividade Animal (Forragiculrua e Pastagem) e doutorado em Zootecnia (Multidisciplinar com Física e Ciência Computacional) pela Universidade de São Paulo - Fac. Zoot. Eng. Alimentos (2007) no curso de Qualidade e Produtividade Animal (Produção de Animal a Pasto x Redes Neurais Artificiais). Iniciou carreira de pesquisa ainda na graduação, com um projeto de iniciação científica na ESALQ atuando com produção vegetal (aspartato kinase em milho mutante).  Participa ativamente em comitês fiscalização do CREA - OAP. Tem experiência nas áreas de Legislação Agropecuária, Plantas Daninhas e Herbicidas, além de forragicultura com ênfase na Produção Animal. No doutorado estendeu os conhecimentos voltando os estudos para a área multidisciplinar em Redes Neurais Artificiais e qualidade de forragem, do qual gerou um prêmio de Inovação Tecnológica no Zootec 2009. Atua como professora e pesquisadora nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária na Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado-SP

Isac Silveira Baptista Jr, Unianhanguera e Unicastelo

Biólogo e Mestre em Produção Animal pela Universidade Camilo Castelo Branco, com ênfase em forragicultura e pastagem. Atualmente professor da Unianhanguera docente do curso de Medicina Veterinária com as disciplinas de biologia.

Thiago Rossi Simões, Unicastelo

Agrônomo e Mestrando em Produção Animal na Universidade Camilo Castelo Branco, campus Descalvado, com foco em Forragicultura e Pastagem. Atua com consultorias na área de Produção Animal. Atualmente é secretário da Agricultura no município de Brotas, SP.

Thiago Albuquerque Tassim, Unicastelo

Engenheiro agrônomo pela Universidade Camilo Castelo Branco. Atualmente trabalha com consultoria na área de forragicultura e pastagem e produção animal (foco gado leiteiro)

Gabriela Strozzi, Universidade de São Paulo (FZEA/USP)

Engenheira agrônoma e mestranda na Universidade de São Paulo (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Aliementos), na área de Qualidade e Produtividade Animal com foco em Forragicultura e Pastagem.

Downloads

Publicado

11-12-2013

Como Citar

Brennecke, K., Baptista Jr, I. S., Simões, T. R., Tassim, T. A., & Strozzi, G. (2013). Índices de crescimento de Brachiaria brizantha cv. Marandu adubadas com fontes e doses de silício. Revista Agrogeoambiental, 5(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n32013535

Edição

Seção

Artigo Científico