Avaliação da densidade populacional e regeneração natural do palmito juçara (Euterpe edulis Mart.) no município de São João Evangelista-MG

Autores

  • Paulo do Nascimento IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre
  • Geraldo Aparecido da Silva Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo
  • Aderlan Gomes da Silva IFMG-Câmpus São J. Evangelista
  • Altamiro Lauro Alves Barbosa Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo
  • Victor Hugo Sant’anna de Mello López

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016829

Palavras-chave:

Palmeira juçara, “J” invertido, Arecaceae

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em uma população de E. edulis (palmito juçara) em uma área de 4.5 hectares da fazenda Nova Granja de 363 hectares, em São João Evangelista, MG. Objetivou-se analisar a estrutura populacional dessa espécie em Floresta Estacional Semidecidual Montana, compreender sua dinâmica e contribuir com informações  sobre o manejo sustentado de E. edulis nesse tipo de ambiente. Os dados da população foram coletados em 10 parcelas de 10 x 15 m, alocadas em três transectos dispostos em nordeste-sudoeste, com 175 m de distância entre si. Coletaram-se dados referentes a cinco estádios de desenvolvimento (Jovem I, Jovem II, Imaturo I, Imaturo II e Adulto) e avaliaram-se a densidade e a regeneração dessa população. Foi encontrado grande percentual de Jovem I. Adultos com altura de inserção foliar entre 14,3 e 18,3 m foram a classe mais frequente nessa população. A densidade populacional apresentou-se relativamente alta (0,74/m2); a população possui distribuição em “J” invertido, sendo uma população em estado natural de conservação.

Palavras-chave: Palmeira juçara. “J” invertido. Arecaceae.

Biografia do Autor

Paulo do Nascimento, IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Linha de pesquisa: desenvolvimento e tecnologia de sementes. Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Linha de pesquisa; desenvolvimento e tecnologia de sementes. Graduado em Biologia (Bacharel e Licenciado) pela UFV. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem e gestão em ensino público. Organizou feiras (mostras) de ciências, tendo relatado em congressos temas abordando a popularização da Ciência. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais - Câmpus São João Evangelista. Atualmente é diretor geral do Câmpus Ipatinga do IFMG. 

Geraldo Aparecido da Silva, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo

Tecnólogo em Silvicultura pelo IFMG-SJE, servidor do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo.

Aderlan Gomes da Silva, IFMG-Câmpus São J. Evangelista

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Agronomia (Fitopatologia) pela mesma universidade. É professor no IFMG no campus São João Evangelista. Atua em diversas disciplinas dos cursos de Tecnologia em Silvicultura e de Agronomia. Tem experiência na área de Engenharia Florestal, com ênfase em Patologia Florestal, atuando nos seguintes temas: diagnose e controle de doenças do eucalipto, biodeterioração da madeira, podridão-branca da madeira, interaçao planta-patógeno e efeito da nutrição mineral de plantas em doenças. Tem interesse também por temas relacionados à produção de mudas florestais, germinação de sementes, arborização urbana, mensuração florestal, microbiologia do solo, energia da biomassa florestal e ciclagem de nutrientes.

Altamiro Lauro Alves Barbosa, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo

Tecnólogo em Silvicultura pelo IFMG-SJE, servidor do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo.

Victor Hugo Sant’anna de Mello López

Tecnólogo em Silvicultura pelo IFMG-SJE.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

14-07-2015

Como Citar

Nascimento, P. do, da Silva, G. A., Silva, A. G. da, Barbosa, A. L. A., & López, V. H. S. de M. (2015). Avaliação da densidade populacional e regeneração natural do palmito juçara (Euterpe edulis Mart.) no município de São João Evangelista-MG. Revista Agrogeoambiental, 8(2). https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016829

Edição

Seção

Artigo Científico