Avaliação da emergência e do crescimento inicial de plântulas de cedro-rosa em diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010255Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes combinações de substratos na emergência e no crescimento inicial de plântulas de Cedrela fissilis. O experimento foi realizado na casa de vegetação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (IFMG – SJE). Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados (DBC), com 7 tratamentos e 4 repetições, sendo que cada repetição tinha 25 plântulas. Os substratos utilizados nos tratamentos foram a vermiculita, casca do fruto de urucum e húmus de minhoca isolados e combinados. Avaliou-se a porcentagem de emergência, Índice de Velocidade de Emergência, Tempo Médio de Emergência, diâmetro do coleto, comprimento da parte aérea, massa seca da parte aérea e raiz e Índice de Qualidade de Dickson (IQD). Constatou-se que a emergência e o crescimento inicial das plântulas foram influenciados pelo tipo de substrato. A mistura contendo casca do fruto de urucum, vermiculita e húmus revela bom potencial de uso como substrato na produção de mudas de Cedrela fissilis. A inclusão do resíduo casca do fruto de urucum como fornecedor de nutrientes para compor formulações de substratos visando à produção de mudas nativas, representou uma boa alternativa para diminuir os custos de produção dessas mudas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.