Utilização da Regra de Compass ou Método de Bowditch e do MMQ no Ajuste de Poligonal Topográfica
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v3n12011300Resumo
Objetivando o mapeamento de áreas agrárias ou urbanas, uma das metodologias que a Engenharia de Agrimensura dispõe é o lançamento de poligonais que servirão de suporte ao levantamento de perímetros e de pontos temáticos. Nestas poligonais são observados ângulos e distâncias horizontais, naturalmente e inevitavelmente eivados de erros observacionais; erros de natureza sistemática, grosseira e aleatória. Há vários métodos para obtenção das coordenadas topográficas; porém, neste trabalho serão analisados somente a regra de compass ou método de Bowditch e o Método dos Mínimos Quadrados - MMQ. Ambos proporcionam um ajuste das observações, porém, a principal diferença existente entre eles está na utilização pelo MMQ do modelo estocástico que permite ponderar as observações de modo a torná-las homogêneas. O objetivo deste trabalho é comparar os resultados destes dois diferentes métodos que têm sido empregados por diversos profissionais da Agrimensura ressaltando as vantagens e desvantagens dos mesmos. As coordenadas dos vértices da poligonal topográfica foram estimadas pelos dois métodos. Foi verificada uma semelhança entre os resultados obtidos empregando os dois métodos, porém, o método de Bowditch considera uma uniformidade na precisão dos ângulos e comprimentos dos lados que nem sempre é alcançada em levantamentos. Não permite uma completa avaliação das observações e parâmetros ajustados, tanto de forma numérica quanto gráfica, por meio de elipse dos erros. Com o avanço e acesso maior à informática, não há motivo em se utilizar métodos aproximados sem fundamento estatístico, ou o emprego do MMQ somente em levantamentos de alta precisão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.