Potencial de árvores frutíferas para a atração de aves
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n12012374Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial atrativo de aves presente em oito espécies de árvores frutíferas: Callicarpa reevesii Wall.ex Walp., Ficus microcarpa L.f., Ficus tomentella Miq., Michelia champaca L., Morus nigra L., Nectandra nitidula Nees, Schinus terebinthifolius Raddi e Syagrus romanzoffiana Cham. A interação de aves-plantas foi observada no município de Ouro Fino (MG), nos domínios da Serra da Mantiqueira. As referentes árvores foram observadas durante 24 horas nos períodos em que estavam frutificando, entre julho de 2007 a abril de 2008. Com o uso de ferramentas de análise de diversidade biológica, pode-se constatar que as espécies com maiores potenciais de atração de aves foram Ficus microcarpa, Ficus tomentella, Morus nigra, Nectandra nitidula e Schinus terebinthifolius e as espécies de aves que apresentaram alto índice de interação com as árvores foram Dacnis cayana, Elaenia flavogaster, Tangara cayana, Tersina viridis, Thraupis sayaca, Turdus amaurochalinus e Turdus rufiventris.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.