Diagnóstico do perfil dos funcionários e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) em carvoarias no Sul do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013454Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar o perfil das carvoarias situadas na região Sul do estado do Piauí, bem como de seus funcionários, apresentando principais problemas relacionados à atividade de carbonização da madeira, bem como apresentar recomendações visando à melhoria da qualidade de vida desses funcionários. O estudo foi desenvolvido em duas carvoarias localizadas no sul do estado do Piauí, especificamente nos municípios de Curimatá e Parnaguá. Realizou-se um levantamento de dados acerca dos fatores que englobam a segurança no trabalho, enfocando o uso de Equipamentos de Proteção Individual existentes no mercado para o setor de carvoarias. Feito isto, elaborou-se questionários abertos, estruturados com perguntas que abordavam informações acerca das condições gerais de trabalho, da segurança no trabalho, da saúde e educação do trabalhador e uso de EPI’s. Os mesmos foram aplicados aos funcionários de duas empresas do ramo de carvoaria. Constatou-se que, dentre os entrevistados, 64% afirmam que os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) não incomodam no desenvolvimento das tarefas diárias, e por isso utilizam-nos em todas as atividades. Entretanto, 9% não fazem uso desses equipamentos, pois relatam que alguns causam certos desconfortos e acabam por incomodar na execução de algumas tarefas. O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) nas carvoarias ainda não é satisfatório, mas nota-se um conhecimento por parte das empresas, dos funcionários e dos órgãos fiscalizadores, sobre a importância do uso desses.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.