Dinâmica do uso e ocupação da terra na microbacia do Ribeirão São Bartolomeu - Viçosa, MG
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013480Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal mapear as classes de uso e ocupação da terra nos anos de 1963, 1987 e 2007, na microbacia do ribeirão São Bartolomeu, situada no município de Viçosa, Minas Gerais. Para cobrir toda a área de estudo foram necessárias 8 fotografias aéreas de 1963, 4 ortofotocartas de 1987 e 2 imagens IKONOS II de 2007, sendo que as mesmas foram unidas para formar seus respectivos mosaicos. Em seguida, utilizando-se das ferramentas de geoprocessamento, foram mapeadas as áreas de 9 classes de uso da terra em cada um dos anos citados, a saber: Agricultura, Área Urbana, Benfeitoria, Cafezal, Floresta Nativa, Floresta Plantada, Lagos, Pastagem e Vias de Acesso, mediante interpretação visual em tela. Como principais resultados, citam-se: a classe predominante na área de estudo foi a de Pastagem, que ao longo do tempo, se manteve no patamar de 50%; as classes de Cafezal, Agricultura e Área Urbana experimentaram grandes expansões do ano de 1963 para os anos de 1987 e 2007; a classe de Floresta Nativa sofreu pequenas alterações entre as datas avaliadas,tendo permanecido próximo de 30% da área de ocupação. O presente trabalho permitiu avaliar, de forma eficiente, a dinâmica de mudanças das classes de uso e cobertura da terra ao longo de 44 anos, as quais constituem-se em importantes ferramentas de planejamento à tomada de decisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.