Aspectos Gerais da Agroecologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n22014556Resumo
A expansão da agricultura convencional ou moderna com o desafio de atender a uma demanda crescente de alimentos e de outros produtos gerou uma série de conflitos que intermediaram a insustentabilidade nas praticas agrícolas. Assim acarretou para o meio ambiente diversos impactos adventos da abertura de grandes áreas pelo monocultivo e a contaminação do ecossistema pelo uso intensivo de produtos químicos. Contudo mostra a necessidade de mudança no modelo de agricultura praticado nas ultimas décadas para uma agricultura alternativa que atenda simultaneamente aos objetivos de maior produtividade e qualidade ambiental. Surge desse modo a agroecologia como uma nova modalidade de sistema baseada no conhecimento de técnicas sustentáveis de produção e interação dos recursos. Esta nova tendência estimula a estratégia de desenvolvimento que estabelece dinâmicas de transformação em direção à sustentabilidade e a expectativa de um maior equilíbrio ambiental. Desse modo o trabalho apresenta algumas características e peculiaridades da agroecologia buscando salientar a compreensão do surgimento dessa nova dimensão e os fatores que fomentam a sustentabilidade do setor agrícola.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.