Tendências hidrológicas na região do Alto Rio Mogi-Guaçu, sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v6n32014601Resumo
Variações temporais do comportamento hidrológico de uma região podem ser decorrentes de alterações climáticas ou do uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas, sendo o seu entendimento fundamental para o gerenciamento e planejamento de recursos hídricos. O presente trabalho avalia a existência de tendências monotônicas em séries de vazão e chuva na região do Alto Rio Mogi-Guaçu, localizada no sul do Estado de Minas Gerais. Para isso, foi aplicado o teste não-paramétrico de Mann-Kendall a séries representativas de vazão média anual (de duas estações fluviométricas), e o teste de Mann-Kendall Regional a séries de chuva total anual (de duas estações pluviométricas), ambos no período de 1973 a 2006. Os resultados demonstram a existência de tendências estatisticamente significativas de redução da chuva e da vazão na região do Alto Rio Mogi-Guaçu durante o período analisado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.