Interações entre parasitoides e insetos endófagos em frutos de Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville (Fabaceae) no Cerrado Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016757Palavras-chave:
Hymenoptera. Parasitoidismo. Relações tritóficas. Barbatimão. Cerrado.Resumo
Os parasitoides são importantes controladores das populações de insetos fitófagos, responsáveis por diversos danos à planta, podendo vir a afetar sua sobrevivência e a dispersão de suas sementes. A biodiversidade dessa fauna parasitoide tem sido comprometida pelo avanço de atividades agropecuárias, principalmente no Cerrado. O objetivo deste estudo foi identificar a entomofauna parasítica e suas interações com insetos que se alimentam de frutos e sementes de S. adstringens, uma planta típica do Cerrado, e conhecida como Barbatimão. Foram realizadas coletas mensais dos frutos durante o período de frutificação, de março a outubro de 2013, em uma área de Cerrado localizada no entorno do Parque Nacional Serra da Canastra (PNSC), no sudoeste mineiro. Representantes das ordens Coleoptera e Lepidoptera foram registrados como principais endófagos. Entre os parasitoides, destacou-se a família Braconidae, com representantes dos gêneros Psedophanerotoma, Chelonus, Hormius, Apanteles e Clinocentrus associados a lepidópteros e exemplares do gênero Allorhogas, cujo hábito é fitófago (endófago). O estudo mostrou, ainda, que algumas famílias de himenópteros parasitoides possuem ampla rede de relações ecológicas, tornando necessários estudos aprimorados.
Palavras-chave: Hymenoptera. Parasitoidismo. Relações tritóficas. Barbatimão. Cerrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.