Avaliação da eficiência do controle biológico associado ao químico no manejo das cigarrinhas-das-pastagens
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016790Palavras-chave:
Metarhizium anisopliae, Mahanarva fimbriolata, Deois flavopicta, FipronilResumo
O uso do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae, associado a inseticidas, de maneira que não afete seu desenvolvimento, e tendo como resultado a redução populacional da praga, constitui o objetivo deste trabalho de pesquisa, cuja execução ocorreu no município de Alta Floresta no norte mato-grossense. O delineamento experimental foi conduzido em blocos ao acaso. Os ensaios foram compostos por 12 tratamentos e 4 repetições, totalizando 48 parcelas. A metodologia utilizada na contagem dos insetos e de massas de espumas foi a rede varredura para captura de cigarrinhas adultas e o quadrado de 0,25 cm para ninfas. Foram realizadas cinco leituras em intervalo de sete dias. Os dados foram tabulados e submetidos à análise de variância e comparados pelo teste de Duncan a 5 % de probabilidade. A mistura de defensivos químicos e biológicos mostrou-se promissora tanto no controle de Mahanarva fimbriolata quanto no de Deois flavopicta. Para o controle de massa de espuma, foi observada a mesma tendência. O uso associado do fungo entomopatogênico M. anisopliae e inseticidas constituiu uma alternativa de controle eficiente nas condições em que foi realizado o trabalho; o tratamento com Fipronil (10 mL ha-1.), associado ao Metarhizium anisopliae, mostrou-se mais eficiente entre todas as avaliações.
Palavras-chave: Metarhizium anisopliae. Mahanarva fimbriolata. Deois flavopicta. Fipronil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.