Avaliação de diferentes substratos orgânicos para mudas de Enterolobium contortisiliquum em uma área desertificada
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n32016884Palavras-chave:
Semiárido, Restauração Florestal, LeguminosasResumo
Este trabalho objetivou avaliar o desempenho de mudas de Enterolobium contortisiliquum produzidas com diferentes substratos em uma área desertificada no sul do Piauí. Para tanto, foram plantadas 75 mudas de Enterolobium contortisiliquum, utilizando espaçamento de 2 x 2 m e covas com dimensões de 40 x 40 cm, em uma área degradada por mineração em processo de desertificação há pelo menos 80 anos. Foram utilizados quinze tratamentos e cinco repetições por tratamento em delineamento inteiramente casualizado sob diferentes tipos e doses de substratos: composto orgânico de lixo urbano, bagana de carnaúba e casca de arroz carbonizada adicionados a amostras de subsolo de Latossolo Amarelo para compor cinco diferentes proporções de cada substrato: subsolo (%): 0:100; 20:80; 40:60; 60:40; 80:20. Os três substratos orgânicos testados influenciaram significativamente, proporcionando um melhor desenvolvimento das mudas de Enterolobium contortisiliquumem em comparação com a testemunha, sem adição de nenhuma fonte orgânica. Os substratos bagana de carnaúba e composto orgânico de lixo urbano foram os substratos recomendados para produção de mudas para recuperação de áreas em desertificação no Piauí.
Palavras-chave: Semiárido. Recuperação áreas degradadas. Leguminosa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.