Avaliação de metodologias utilizadas em estudos morfométricos de bacias hidrográficas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n12017943Palavras-chave:
Análise morfométrica. SIG. Parâmetros morfométricos.Resumo
Diante da existência e disponibilidade de uma grande quantidade de trabalhos que abrangem a análise morfométrica de bacias hidrográficas, é possível obter diferentes métodos para a realização desse tipo de análise. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de metodologias que vêm sendo utilizadas na realização de análises morfométricas de bacias hidrográficas, priorizando os parâmetros e as técnicas de obtenção e medição utilizados. Foi realizada uma busca em portais científicos como Google Acadêmico e Scielo e, posteriormente, uma seleção de alguns trabalhos científicos de análises morfométricas. Eles foram analisados e comparados quanto aos métodos utilizados, considerando três critérios: dados, softwares e parâmetros utilizados. Todos os trabalhos analisados utilizaram-se de métodos diferentes, principalmente softwares e parâmetros morfométricos, mas puderam alcançar interpretações e respostas comuns para esse tipo de estudo, de forma que a diversidade de procedimentos observados torna a sua realização ainda mais prática e simples.
Palavras-chave: Análise morfométrica. Sistema de Informações Geográficas. Parâmetros morfométricos.
Downloads
Arquivos adicionais
- Quadro 1. Critérios de avaliação metodológica
- Quadro 2. Metodologia de Christofoletti (1980)
- Quadro 3. Metodologia de Santos e Morais (2012).
- Quadro 4. Metodologia de Zanata et al. (2011)
- Quadro 5. Metodologia segundo Coutinho et al. (2011)
- Quadro 6. Metodologia segundo Campos et al. (2015)
- Quadro 7. Quantidade de Parâmetros utilizados entre as metodologias
- Quadro 8. Parâmetros comuns entre as metodologias analisadas
- Quadro 9. Softwares utilizados nas metodologias analisadas
- Quadro 10. Dados utilizados
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.