Sustentabilidade ambiental e produção de alimentos no semiárido com tecnologia social.
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n22015604Resumo
A necessidade de se adaptar a condições adversas faz que a população do semiárido experimente e desenvolva as mais variadas técnicas de captação e armazenamento dos restritos recursos hídricos de que dispõe. Nesse sentido, as chamadas barraginhas, que são pequenas escavações feitas no terreno em caminhos preferenciais do escoamento superficial direto, são utilizadas para a interceptação e armazenamento da água, a fim de atender também à sedentação de animais e à produção de alimentos nas franjas úmidas. Porém, a elevada demanda evapotranspirométrica, característica marcante dessa região, permite questionar se a água armazenada em uma barraginha garante umidade ao solo. Objetivou-se com este trabalho avaliar o comportamento da umidade do solo em franjas úmidas de três barraginhas, instaladas na área experimental do IFNMG/Araçuaí, de janeiro a setembro de 2012. Os resultados demonstraram que as barraginhas proporcionaram maiores teores de umidade ao solo durante o ciclo produtivo das culturas, o que, por sua vez, condicionou maior produtividade das culturas instaladas nas franjas úmidas, além de proteger o solo dos efeitos adversos do escoamento superficial direto.
Downloads
Arquivos adicionais
- Caracterização físico-química a montante e a jusante dos taludes das barraginhas.
- Totais precipitados de outubro/2011 a setembro/2012 no sítio experimental.
- Comportamento da umidade do solo nas franjas úmidas das barraginhas (A, B e C) e parcelas testemunhas (D), no período de 20/01/12 a 02/08/12.
- Resumo da análise de variância com a soma de quadrados (SQ), para as variáveis de crescimento vegetativo.
- Resultado do teste de comparação de médias, feito pelo método de Tukey.
- Resumo da análise de variância com a soma de quadrados (SQ), para as variáveis.
- Produtividade (kg ha-1) para as culturas do milho e feijão.
- Sustentabilidade ambiental e produção de alimentos no semiárido com tecnologia social.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.