Sustentabilidade ambiental e produção de alimentos no semiárido com tecnologia social.
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n22015604Abstract
A necessidade de se adaptar a condições adversas faz que a população do semiárido experimente e desenvolva as mais variadas técnicas de captação e armazenamento dos restritos recursos hídricos de que dispõe. Nesse sentido, as chamadas barraginhas, que são pequenas escavações feitas no terreno em caminhos preferenciais do escoamento superficial direto, são utilizadas para a interceptação e armazenamento da água, a fim de atender também à sedentação de animais e à produção de alimentos nas franjas úmidas. Porém, a elevada demanda evapotranspirométrica, característica marcante dessa região, permite questionar se a água armazenada em uma barraginha garante umidade ao solo. Objetivou-se com este trabalho avaliar o comportamento da umidade do solo em franjas úmidas de três barraginhas, instaladas na área experimental do IFNMG/Araçuaí, de janeiro a setembro de 2012. Os resultados demonstraram que as barraginhas proporcionaram maiores teores de umidade ao solo durante o ciclo produtivo das culturas, o que, por sua vez, condicionou maior produtividade das culturas instaladas nas franjas úmidas, além de proteger o solo dos efeitos adversos do escoamento superficial direto.
Downloads
Additional Files
- Caracterização físico-química a montante e a jusante dos taludes das barraginhas. (Português (Brasil))
- Totais precipitados de outubro/2011 a setembro/2012 no sítio experimental. (Português (Brasil))
- Comportamento da umidade do solo nas franjas úmidas das barraginhas (A, B e C) e parcelas testemunhas (D), no período de 20/01/12 a 02/08/12. (Português (Brasil))
- Resumo da análise de variância com a soma de quadrados (SQ), para as variáveis de crescimento vegetativo. (Português (Brasil))
- Resultado do teste de comparação de médias, feito pelo método de Tukey. (Português (Brasil))
- Resumo da análise de variância com a soma de quadrados (SQ), para as variáveis. (Português (Brasil))
- Produtividade (kg ha-1) para as culturas do milho e feijão. (Português (Brasil))
- Sustentabilidade ambiental e produção de alimentos no semiárido com tecnologia social. (Português (Brasil))
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.