Avaliação de impactos da utilização do Kit Embrapa de Ordenha Manual® para caprinos leiteiros
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n12016773Palavras-chave:
Ambitec, leite de cabra, manejoResumo
A avaliação de impactos ambientais e sociais é importante após a introdução de inovações tecnológicas, seu objetivo é avaliar a utilização dessas tecnologias em longo prazo. Este estudo avaliou impactos sociais e ambientais, por meio do Sistema Ambitec, após a adoção do Kit Embrapa de Ordenha Manual® para caprinos em unidades de produção familiar, localizadas nos municípios de Afonso Bezerra (RN) e Quixadá (CE). Um levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas caracterizou os sistemas produtivos. Após a adoção do Kit, realizaram-se avaliações utilizando a metodologia do sistema de Avaliação de Impacto Ambiental e Social de Inovações Tecnológicas Agropecuárias (Ambitec-Produção Animal e Social). No módulo Produção Animal, os maiores impactos ambientais foram na diminuição de uso de insumos e na melhora no bem-estar dos animais. Já no módulo social, os maiores impactos ocorreram na capacitação e geração de renda nas propriedades localizadas em Quixadá (CE) e no valor da propriedade, dedicação e perfil do responsável nas propriedades do município de Afonso Bezerra-RN. A adoção do Kit Embrapa de Ordenha Manual® propiciou a produção de um alimento com maior segurança e qualidade, além da diminuição do uso de insumos, indicador que inclui medicamentos veterinários. Conclui-se que o Kit Embrapa de Ordenha Manual® para caprinos leiteiros é uma tecnologia geradora de impactos ambientais e sociais positivos, com potencial de uso na caprinocultura leiteira familiar.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.