Avaliação de impactos da utilização do Kit Embrapa de Ordenha Manual® para caprinos leiteiros
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n12016773Keywords:
Ambitec, leite de cabra, manejoAbstract
A avaliação de impactos ambientais e sociais é importante após a introdução de inovações tecnológicas, seu objetivo é avaliar a utilização dessas tecnologias em longo prazo. Este estudo avaliou impactos sociais e ambientais, por meio do Sistema Ambitec, após a adoção do Kit Embrapa de Ordenha Manual® para caprinos em unidades de produção familiar, localizadas nos municípios de Afonso Bezerra (RN) e Quixadá (CE). Um levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas caracterizou os sistemas produtivos. Após a adoção do Kit, realizaram-se avaliações utilizando a metodologia do sistema de Avaliação de Impacto Ambiental e Social de Inovações Tecnológicas Agropecuárias (Ambitec-Produção Animal e Social). No módulo Produção Animal, os maiores impactos ambientais foram na diminuição de uso de insumos e na melhora no bem-estar dos animais. Já no módulo social, os maiores impactos ocorreram na capacitação e geração de renda nas propriedades localizadas em Quixadá (CE) e no valor da propriedade, dedicação e perfil do responsável nas propriedades do município de Afonso Bezerra-RN. A adoção do Kit Embrapa de Ordenha Manual® propiciou a produção de um alimento com maior segurança e qualidade, além da diminuição do uso de insumos, indicador que inclui medicamentos veterinários. Conclui-se que o Kit Embrapa de Ordenha Manual® para caprinos leiteiros é uma tecnologia geradora de impactos ambientais e sociais positivos, com potencial de uso na caprinocultura leiteira familiar.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.