Influência da proporção de leguminosas florestais sobre a comunidade de fungos micorrízicos em áreas revegetadas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016890Palavras-chave:
Fungo simbionte. Plantio florestal. Área degradadaResumo
O trabalho foi desenvolvido em uma área de pasto abandonado no município de Valença - RJ, onde foi realizada a revegetação com diferentes proporções de leguminosas florestais. O objetivo do estudo é avaliar o efeito na comunidade de fungos micorrízicos arbusculares do solo. Seis anos após o plantio, em agosto de 2007 e em fevereiro de 2008 foram realizadas coletas de solo para extração de esporos e posterior quantificação e identificação das espécies locais. Para a extração dos esporos, foram utilizados 50 cm3 de solo e realizada a técnica do peneiramento úmido. O material foi então observado com uma lupa binocular para definir a densidade de esporos e posteriormente montadas lâminas com corantes para a identificação das espécies encontradas. A densidade de esporos e riqueza média de espécies foram semelhantes entre os plantios florestais, diferindo de uma área com uso pecuário. As diferentes proporções de leguminosas arbóreas não refletiram na comunidade de FMA no solo. Entretanto, a revegetação florestal em uma área de pasto abandonado tornou a comunidade semelhantes a áreas naturais em regeneração e de floresta natural.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.