Influência da proporção de leguminosas florestais sobre a comunidade de fungos micorrízicos em áreas revegetadas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016890Keywords:
Fungo simbionte. Plantio florestal. Área degradadaAbstract
O trabalho foi desenvolvido em uma área de pasto abandonado no município de Valença - RJ, onde foi realizada a revegetação com diferentes proporções de leguminosas florestais. O objetivo do estudo é avaliar o efeito na comunidade de fungos micorrízicos arbusculares do solo. Seis anos após o plantio, em agosto de 2007 e em fevereiro de 2008 foram realizadas coletas de solo para extração de esporos e posterior quantificação e identificação das espécies locais. Para a extração dos esporos, foram utilizados 50 cm3 de solo e realizada a técnica do peneiramento úmido. O material foi então observado com uma lupa binocular para definir a densidade de esporos e posteriormente montadas lâminas com corantes para a identificação das espécies encontradas. A densidade de esporos e riqueza média de espécies foram semelhantes entre os plantios florestais, diferindo de uma área com uso pecuário. As diferentes proporções de leguminosas arbóreas não refletiram na comunidade de FMA no solo. Entretanto, a revegetação florestal em uma área de pasto abandonado tornou a comunidade semelhantes a áreas naturais em regeneração e de floresta natural.Downloads
Published
2016-12-30
How to Cite
Bianchi, M. de O., Scoriza, R. N., da Silva, E. M. R., Campello, E. F. C., & Correia, M. E. F. (2016). Influência da proporção de leguminosas florestais sobre a comunidade de fungos micorrízicos em áreas revegetadas. Revista Agrogeoambiental, 8(4). https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n42016890
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.