Fundamento dos testes estatísticos e sua aplicabilidade em ensaios experimentais com animais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010292Abstract
A palavra Estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719- 1772), que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681). Gottfried determinou os objetivos da Estatística e suas relações com as demais ciências. A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Atualmente, os estudos estatísticos têm avançado rapidamente e, com seus processos e técnicas, têm contribuído para a organização dos negócios e recursos do mundo moderno. Um problema que é necessário aprender a resolver é o de testar uma hipótese, isto é, feita uma determinada afirmação sobre um parâmetro populacional, por exemplo, sobre uma média populacional ou uma proporção populacional, será que os resultados de uma amostra contrariam ou não tal afirmação? As variáveis dependentes escolhidas e obtidas nos experimentos com animais de forma planejada e conduzidas adequadamente, podem ser submetidas a vários tipos de análises estatísticas, sendo a de comparações múltiplas de testes de médias uma importante ferramenta para verificar a possível existência do efeito de dois ou mais fatores testados no desempenho, rendimento de carcaça ou outro parâmetro zootécnico de qualquer animal. Assim, desde que a validade do erro não possa ser questionada, o aumento de precisão da experiência, que corresponde à diminuição do erro experimental, permite detectar diferenças dos tratamentos que de outra maneira seriam atribuídos a efeitos de flutuação aleatória. Nesse sentido, o objetivo de um teste estatístico de hipóteses é fornecer ferramentas que nos permitam aceitar ou rejeitar uma hipótese estatística através dos resultados de uma amostra. Sendo assim, este estudo objetiva apresentar de forma introdutória algumas noções em estatística experimental e suas variadas aplicações com ensaios com animais, visando permitir uma melhor compreensão da utilização de seus principais instrumentos de análise nos testes estatísticos. O importante desafio na utilização da análise em estatística é o de mostrar a grande amplitude de seu campo de aplicação e a articulação e fundamentação deste com a base conceitual e teórica no segmento de produção animal.Downloads
Published
2010-12-01
How to Cite
Santos, Éder C. dos, Santos, E. C. dos, & Mesquita, M. F. S. (2010). Fundamento dos testes estatísticos e sua aplicabilidade em ensaios experimentais com animais . Revista Agrogeoambiental, 2(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010292
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.