Fundamento dos testes estatísticos e sua aplicabilidade em ensaios experimentais com animais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n32010292Resumo
A palavra Estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719- 1772), que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681). Gottfried determinou os objetivos da Estatística e suas relações com as demais ciências. A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Atualmente, os estudos estatísticos têm avançado rapidamente e, com seus processos e técnicas, têm contribuído para a organização dos negócios e recursos do mundo moderno. Um problema que é necessário aprender a resolver é o de testar uma hipótese, isto é, feita uma determinada afirmação sobre um parâmetro populacional, por exemplo, sobre uma média populacional ou uma proporção populacional, será que os resultados de uma amostra contrariam ou não tal afirmação? As variáveis dependentes escolhidas e obtidas nos experimentos com animais de forma planejada e conduzidas adequadamente, podem ser submetidas a vários tipos de análises estatísticas, sendo a de comparações múltiplas de testes de médias uma importante ferramenta para verificar a possível existência do efeito de dois ou mais fatores testados no desempenho, rendimento de carcaça ou outro parâmetro zootécnico de qualquer animal. Assim, desde que a validade do erro não possa ser questionada, o aumento de precisão da experiência, que corresponde à diminuição do erro experimental, permite detectar diferenças dos tratamentos que de outra maneira seriam atribuídos a efeitos de flutuação aleatória. Nesse sentido, o objetivo de um teste estatístico de hipóteses é fornecer ferramentas que nos permitam aceitar ou rejeitar uma hipótese estatística através dos resultados de uma amostra. Sendo assim, este estudo objetiva apresentar de forma introdutória algumas noções em estatística experimental e suas variadas aplicações com ensaios com animais, visando permitir uma melhor compreensão da utilização de seus principais instrumentos de análise nos testes estatísticos. O importante desafio na utilização da análise em estatística é o de mostrar a grande amplitude de seu campo de aplicação e a articulação e fundamentação deste com a base conceitual e teórica no segmento de produção animal.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.