Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso com a fauna pantaneira
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n12012370Abstract
A Educação Ambiental é direito garantido por legislação vigente e, ainda hoje, temática distante da educação básica em todo o Brasil. Ao mesmo passo em que a população mundial cresce aceleradamente, cresce também a necessidade de fazer com que práticas ambientais responsáveis estejam inseridas no cotidiano das pessoas. Ao longo de muitos anos, o ensino de Biologia tem sido pouco contextualizado, fazendo com que o aprendizado tenha pouco significado para o aluno. Assim, procura-se investigar a importância da abordagem da Educação Ambiental por meio da aplicação de um questionário utilizando espécies nativas da fauna pantaneira e também espécies exóticas, no qual os resultados evidenciaram que o percentual de acerto para as espécies nativas foi de apenas 37%, enquanto que para as exóticas, especialmente africanas, este percentual ultrapassa 80% dos acertos. A preservação da biodiversidade depende do desenvolvimento massivo de uma geração ambientalmente consciente, e, para que se possa alcançar esse patamar de conscientização, a Educação Ambiental é considerada peça chave em todo o processo.Downloads
Published
2012-04-01
How to Cite
Lehn, C. R., Dutra, P. F. F., & Vinholi Júnior, A. J. (2012). Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso com a fauna pantaneira. Revista Agrogeoambiental, 4(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n12012370
Issue
Section
Artigo Científico
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.