Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso com a fauna pantaneira

Autores/as

  • Carlos Rodrigo Lehn
  • Paulo Francis Florencio Dutra
  • Airton José Vinholi Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n12012370

Resumen

A Educação Ambiental é direito garantido por legislação vigente e, ainda hoje, temática distante da educação básica em todo o Brasil. Ao mesmo passo em que a população mundial cresce aceleradamente, cresce também a necessidade de fazer com que práticas ambientais responsáveis estejam inseridas no cotidiano das pessoas. Ao longo de muitos anos, o ensino de Biologia tem sido pouco contextualizado, fazendo com que o aprendizado tenha pouco significado para o aluno. Assim, procura-se investigar a importância da abordagem da Educação Ambiental por meio da aplicação de um questionário utilizando espécies nativas da fauna pantaneira e também espécies exóticas, no qual os resultados evidenciaram que o percentual de acerto para as espécies nativas foi de apenas 37%, enquanto que para as exóticas, especialmente africanas, este percentual ultrapassa 80% dos acertos. A preservação da biodiversidade depende do desenvolvimento massivo de uma geração ambientalmente consciente, e, para que se possa alcançar esse patamar de conscientização, a Educação Ambiental é considerada peça chave em todo o processo.

Publicado

2012-04-01

Cómo citar

Lehn, C. R., Dutra, P. F. F., & Vinholi Júnior, A. J. (2012). Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso com a fauna pantaneira. Revista Agrogeoambiental, 4(1). https://doi.org/10.18406/2316-1817v4n12012370

Número

Sección

Artigo Científico