Os custos públicos da coleta de resíduos sólidos na cidade de Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015647Abstract
No planejamento urbano, o gerenciamento de resíduos sólidos é uma questão relevante. O estudo teve como objetivo apresentar um comparativo de gastos da coleta de resíduos sólidos na cidade de Juiz de Fora durante os anos de 2006/2012, utilizando-se de métodos matemáticos e estatísticos. A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, provavelmente conduzirá a um esforço para o desenvolvimento de práticas que possam solucionar ou minimizar problemas sociais e ambientais. A falta de estrutura e planejamento para lidar com resíduos sólidos representam um grande problema, talvez o principal passivo ambiental brasileiro. Neste contexto, a educação tem um papel de extrema importância, sendo a família os primeiros a educarem suas crianças, a escola como formadora de opiniões e o Estado em suas competências administrativas. Muito além da simples quantificação dos resíduos sólidos produzidos, da população residente no município e dos custos, o presente trabalho visa compreender melhor a dinâmica entre a produção e os gastos, tendo como subsídio o número de habitantes de Juiz de Fora (MG). Os dados utilizados constam no Anuário Estatístico de Juiz de Fora, ano de 2012. Foi possível notar que a população não apresentou um crescimento notório, contudo os gastos com a destinação final dos resíduos aumentaram de maneira significativa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.