Os custos públicos da coleta de resíduos sólidos na cidade de Juiz de Fora
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v7n12015647Resumo
No planejamento urbano, o gerenciamento de resíduos sólidos é uma questão relevante. O estudo teve como objetivo apresentar um comparativo de gastos da coleta de resíduos sólidos na cidade de Juiz de Fora durante os anos de 2006/2012, utilizando-se de métodos matemáticos e estatísticos. A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, provavelmente conduzirá a um esforço para o desenvolvimento de práticas que possam solucionar ou minimizar problemas sociais e ambientais. A falta de estrutura e planejamento para lidar com resíduos sólidos representam um grande problema, talvez o principal passivo ambiental brasileiro. Neste contexto, a educação tem um papel de extrema importância, sendo a família os primeiros a educarem suas crianças, a escola como formadora de opiniões e o Estado em suas competências administrativas. Muito além da simples quantificação dos resíduos sólidos produzidos, da população residente no município e dos custos, o presente trabalho visa compreender melhor a dinâmica entre a produção e os gastos, tendo como subsídio o número de habitantes de Juiz de Fora (MG). Os dados utilizados constam no Anuário Estatístico de Juiz de Fora, ano de 2012. Foi possível notar que a população não apresentou um crescimento notório, contudo os gastos com a destinação final dos resíduos aumentaram de maneira significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.