Digestibilidade de rações e valor de energia metabolizável da farinha das folhas da mandioca e do feno do terço superior da rama de mandioca com e sem tratamento alcoólico para codornas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n12016681Abstract
Com a presente pesquisa, objetivou-se estudar a digestibilidade da energia em rações para codornas e determinar a energia metabolizável da farinha das folhas de mandioca (FFM) e do feno do terço superior da rama da mandioca (FTSRM), com e sem tratamento alcoólico. Foram utilizadas 224 codornas em postura (Coturnix coturnix Temminck & Schlegel, 1849), distribuídas em quatro tratamentos com quatro repetições cada, utilizando 14 aves em cada parcela experimental, sendo uma ração-referência e três em que o alimento-teste substituiu essa ração em 17,2%. Para tratamento alcoólico do FTSRM, foi utilizada uma mistura 50% v/v de álcool etílico hidratado com água, na qual foram submersos 1,5 kg do FTSRM, previamente moído, em 3 imersões consecutivas. Foi observado que a inclusão dos ingredientes fibrosos piorou a digestibilidade da energia das rações (P<0,05) em razão do maior nível de fibra dessas rações. A FFM e o FTSRM sem tratamento e o tratado com solução alcoólica apresentaram, respectivamente, 1497,61, 1539,61 e 1909,57 kcal EM/kg MS, havendo aumento considerável na energia metabolizável a partir do tratamento da rama com solução alcóolica. São necessárias novas pesquisas para maior elucidação do efeito do tratamento alcoólico sobre a melhoria do valor nutricional de ingredientes fibrosos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.