Qualidade das águas do Rio Vieira após implantação da estação de tratamento de efluentes
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016791Keywords:
qualidade da água, efluente, diarreia, impacto ambientalAbstract
O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições que a qualidade da água do Rio Vieira proporcionou para diminuir as doenças diarreicas após a implantação da estação de tratamentos de efluentes ETE/Vieira em Montes Claros. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que com o funcionamento da ETE a qualidade da água melhorou expressivamente, com tratamento de 100% dos esgotos, atingindo uma remoção de carga poluente de 97,86% até outubro de 2012. Isso levou à diminuição da taxa de internação e de mortalidade por doenças diarreicas, resultando numa significativa redução do custo total das internações por diarreia, de R$ 78.928 em 2010 para R$ 35.049 em 2013. Essa melhoria que houve após a instalação da ETE/Vieira, associada à ampliação dos interceptores e receptores nos córregos e rios afluentes do Rio Vieira, diminuiu as ocorrências de doenças diarreicas e aumentou a qualidade da água do Rio Verde Grande; consequentemente, contribuiu para a saúde e qualidade de vida dos moradores das 35 cidades inseridas na Bacia do Verde Grande.
Palavras-chave: Qualidade da água. Efluente. Diarreia. Impacto ambiental.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
All of the Revista Agrogeoambiental’s articles and reviews are free to access immediately after its publication.
When submitting a paper to Revista Agrogeoambiental, the authors accept the following copyright policies:
- Authors maintain the copyrights and grant the journal the right of first publication. The paper is licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work as long as it acknowledges the author and the initial publication in this journal.
- Authors are free and encouraged to store their work elsewhere, for instance in institutional repositories or websites such as academia.edu to increase circulation.
- Authors assume their authorship and are responsible for the originality and opinions in their papers.
- After the article acceptance and publishing by Revista Agrogeoambiental, the authors allow the editor to publicize the work in other medias.
- Moral rights are granted to the authors.