Qualidade das águas do Rio Vieira após implantação da estação de tratamento de efluentes
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016791Palavras-chave:
qualidade da água, efluente, diarreia, impacto ambientalResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições que a qualidade da água do Rio Vieira proporcionou para diminuir as doenças diarreicas após a implantação da estação de tratamentos de efluentes ETE/Vieira em Montes Claros. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que com o funcionamento da ETE a qualidade da água melhorou expressivamente, com tratamento de 100% dos esgotos, atingindo uma remoção de carga poluente de 97,86% até outubro de 2012. Isso levou à diminuição da taxa de internação e de mortalidade por doenças diarreicas, resultando numa significativa redução do custo total das internações por diarreia, de R$ 78.928 em 2010 para R$ 35.049 em 2013. Essa melhoria que houve após a instalação da ETE/Vieira, associada à ampliação dos interceptores e receptores nos córregos e rios afluentes do Rio Vieira, diminuiu as ocorrências de doenças diarreicas e aumentou a qualidade da água do Rio Verde Grande; consequentemente, contribuiu para a saúde e qualidade de vida dos moradores das 35 cidades inseridas na Bacia do Verde Grande.
Palavras-chave: Qualidade da água. Efluente. Diarreia. Impacto ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.