Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde de animais de produção: revisão

Autores

  • Evelyne Cazarotto Farezin Acadêmica de Zootecnia – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.
  • Juliana Sarubbi Professora Adjunta do Departamento de Zootecnia e Ciência Biológicas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.
  • Francisco Rafael Martins Soto Professor Adjunto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São Roque, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n32017997

Palavras-chave:

Compostagem. Produção Animal. Reciclagem. Segregação.

Resumo

A demanda por produtos de origem animal vem aumentando gradativamente no mundo, e a expectativa é que haja um incremento nos próximos anos, juntamente com a produção. Em consequência disso, ocorre também acréscimo na geração de diferentes tipos de resíduos nas propriedades. Um dos resíduos que são gerados na produção animal são os resíduos de serviço de saúde animal (RSSA). Diante deste cenário, objetivou-se realizar uma revisão sobre o gerenciamento de RSSA. Os RSSA mesmo que produzidos em menor quantidade devem receber cuidado especial devido à capacidade de infectar e contaminar o meio ambiente e o ser humano. O gerenciamento de RSSA é importante para mitigar os impactos ambientais e sanitários. Nas propriedades rurais, é ainda pouco discutido e realizado. É importante buscar medidas para realizar a correta segregação e posterior reciclagem dos RSSA. A disposição final da maior parte destes resíduos é efetuada de forma inadequada. É de fundamental importância à implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e que mais estudos sejam realizados na área.

Biografia do Autor

Evelyne Cazarotto Farezin, Acadêmica de Zootecnia – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Acadêmica do último semestre de Zootecnia – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, RS, Brasil. Membro do Laboratório de Ambiência e Bem-Estar Animal (LAABEA-UFSM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Suinocultura (GPS-UFSM).

Juliana Sarubbi, Professora Adjunta do Departamento de Zootecnia e Ciência Biológicas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Construções Rurais e Ambiência na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP), com ênfase em Bem-Estar Animal.

Francisco Rafael Martins Soto, Professor Adjunto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São Roque, SP, Brasil

Médico veterinário formado pela Universidade Estadual de Londrina, em 1996. Em 2003, concluiu mestrado na Universidade de São Paulo na área de Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses. Na sua dissertação estudou a dinâmica populacional canina no Município de Ibiúna. Em 2006, concluiu na Universidade de São Paulo, área de Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses, o curso de pós-graduação, nível doutorado, onde em sua tese testou novas vacinas contra a leptospirose em suínos.

Downloads

Publicado

01-11-2017

Como Citar

Farezin, E. C., Sarubbi, J., & Soto, F. R. M. (2017). Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde de animais de produção: revisão. Revista Agrogeoambiental, 9(3). https://doi.org/10.18406/2316-1817v9n32017997

Edição

Seção

Revisão de Literatura