Determinação da mistura ótima para compostagem de dejetos suínos utilizando maravalha de madeira
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v2n12010259Resumo
O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campi Inconfidentes e teve como objetivo determinar uma formulação de mistura ótima para compostagem de resíduos suínos utilizando-se maravalha de madeira como propiciador/suporte da compostagem. Neste sentido, experimentos foram realizados em um tambor compostor rotor com capacidade para 200 litros (cerca de 120 kg) que permitiu o monitoramento dos parâmetros da compostagem em escala piloto/laboratorial. Foram analisados parâmetros de temperatura, umidade e materiais voláteis que permitiram monitorar o desenvolvimento temporal do processo de compostagem. Os resultados obtidos mostram a dificuldade de obter condições favoráveis para o desenvolvimento do processo devido à baixa relação C/N e umidade elevada dos dejetos suínos e aos problemas ocorrentes com a coleta e armazenamento dos dejetos nas instalações da suinocultura do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Campi Inconfidentes. O bom andamento de um processo de compostagem resulta em produto final de maior valor agregado, pois contém maior teor de nutrientes e reduzido teor de carga orgânica ao se comparar com o dejeto in natura.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.