Avaliação do desenvolvimento de mudas nativas em uma área paludosa, no município de Inconfidentes, MG
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v5n22013457Resumo
O presente trabalho trata-se da avaliação inicial do desenvolvimento de cem mudas nativas, durante onze meses, plantadas numa área paludosa na fazenda experimental da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes – EAFI , Inconfidentes, MG. As dez espécies nativas escolhidas para o plantio foram Nectandra nitidula (canelinha), Croton urucurana (sangra-d’água), Inga vera (ingá), Triplaris americana (pau-formiga), Alchornea glandulosa (tapiá), Erythrina falcata (moxoco), Cordia ecalyculata (café-de-bugre), Cedrela odorata (cedro-do-brejo), Acacia polyphylla (monjoleiro) e Citronella gongonha (laranjeira-do-brejo). Foram plantadas dez mudas de cada espécie, no espaçamento de 1,5 x 2,0 m em setembro do ano de 2007. Foram feitas avaliações mensais até o mês de julho do ano de 2008. Os parâmetros utilizados nas avaliações foram: Altura (H), Diâmetro à Altura do Solo (DAS) e Diâmetro de Copa. Nas onze avaliações, esses parâmetros mostraram que as espécies apresentaram diferentes ritmos de desenvolvimento, em função da área ser permanentemente encharcada. As espécies que se destacaram em Altura, DAS e Diâmetro de Copa foram Citronella gongonha (laranjeira-do-brejo) e Cedrela odorata (cedro-do-brejo), significando que essas espécies são as mais propícias para o ambiente paludoso
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.