Produção de cenoura em função de doses de potássio e manejos de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.18406/2316-1817v8n22016806Palavras-chave:
Daucus carota L.. Cloreto de potássio. ManejoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de cenoura, cultivar Brasília, em função de doses de adubação potássica e manejos de irrigação. O experimento foi conduzido num Argissolo Vermelho Amarelo, textura média, em Confresa/MT, no período de julho a outubro de 2014. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições no esquema de parcelas subdivididas 2 x 6, sendo dois manejos de irrigação por microaspersão (uma vez por dia, de manhã; duas vezes por dia, manhã e tarde) e seis doses de potássio (0, 25, 50, 75, 100 e 125 kg ha-1), distribuídas em duas partes iguais, aos 20 e 40 dias após a semeadura. A colheita foi feita aos 86 dias após a semeadura. Foram avaliados o número de folhas por planta; a altura da planta (cm); o diâmetro de raízes (cm); o comprimento de raízes (cm); as massas de matéria seca de raízes, da parte aérea e total (g planta-1); a produtividade total (t ha-1); a relação das massas de raízes e da parte aérea (g kg-1) e o teor de K foliar (g kg-1). Houve efeito significativo dos manejos de irrigação (I) e das doses de potássio (K) apenas no teor de K nas folhas e interação de I x K sobre o número de folhas.
Palavras-chave: Daucus carota L. Cloreto de potássio. Manejo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Agrogeoambiental é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Agrogeoambiental implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Agrogeoambiental - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais do obra publicada.